Apresentação
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF – é um curso em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), e congrega Polos em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
O Polo 21 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi aprovado em 2013, junto ao Instituto de Matemática Estatística e Física (IMEF) no campus Carreiros em Rio Grande, onde as atividades acadêmicas do programa são realizadas.
Objetivo
Capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula
Público Alvo
Poderão participar do processo seletivo os candidatos que estejam em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou superior, ou em Ciências no nível fundamental, e sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação.
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30/10/202318h43Notícia
Processo Seletivo 2024 - Resultado da Primeira Etapa
Processo Seletivo 2024 - Resultado da Primeira Etapa
O resultado da primeira etapa do processo seletivo de aluno regular do MNPEF/FURG 2024 pode ser acessado aqui.
Parabéns a todos(as) candidatos(as) por terem se classificado para a segunda etapa do Processo Seletivo!
Lembrando que:
Dia 06/11 será divulgado o resultado final da primeira etapa, juntamente com os horários e locais para a realização da Prova de Defesa de Memorial.
Dia 13/11 é o prazo final para a entrega da documentação no polo (https://siposg.furg.br/curso/1005)
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14/12/202122h18Notícia
Processos Seletivos
Aberto processo seletivo para aluno regular com ingresso em 2025. (Em breve!!)
Número de Vagas:
Inscrições de
A inscrição para o processo seletivo 2025 deve ser realizada por meio de formulário online disponível site da SBF
O MNPEF é exclusivo para professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na Educação Básica, que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou que sejam estudantes do último período desses cursos.
Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades letivas no MNPEF no primeiro semestre de 2025.
Maiores informações:
Edital Nacional:
Edital Local:
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03/05/202118h30Notícia
ERSMNPEF
Encontro Regional Sul do MNPEF 2019
Evento ocorrido nos dias 15 e 16 de maio de 2019 na Universidade Federal de Rio Grande.
Livro de Resumos: Clique Aqui
Fotos do evento: Clique Aqui
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01/11/201809h57Notícia
Contato
Secretaria de Pós-graduação do IMEF
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª das 9:00h às 18:00h
Telefones: (053) 3293-5396
Correio eletrônico: imef.pos@furg.br -
16/05/201816h12Notícia
Laboratórios
Laboratórios Experimentais de Ensino de Física: N01, N04 e N05
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16/05/201816h12Notícia
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03/10/201713h35Notícia
Revistas
Segue uma lista com as principais revistas para consulta bibliográfica e para publicação:
Revista Brasileira de Ensino de Física
Revista de Física Aplicada e Instrumentação
Revista Experiências em Ensino de Ciências
Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
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03/10/201713h34Notícia
Discentes
Mestrado
TURMA 2022
Aluno: DIEGO ADALBERTO AMARILLO CANIZA
Data de início: 07/03/2022
Orientador: Dr. CRISTIANO BRENNER MARIOTTI
Aluno: DIEGO MARADONA DO NASCIMENTO
Data de início: 07/03/2022
Orientador: Dra. ALINE GUERRA DYTZ
Co-orientador: Dr. LUIS DIAS ALMEIDA
Aluna: JANAINA ANTONOVICK DO AMARILHO
Data de início: 07/03/2022
Orientador: Dr. EVERALDO ARASHIRO
Co-orientadora: Dra. ALINE GUERRA DYTZ
Aluna: MITZE FERNANDES GARCEZ
Data de início: 07/03/2022
Orientador: Dra. AGUEDA MARIA TURATTI
Aluno: SAMUEL VOLMIR RIECHEL
Data de início: 07/03/2022
Orientador: Dr. MANUEL ANTONIO VILLARREAL UZCATEGUI
Co-orientadora: Dra. AGUEDA MARIA TURATTI
TURMA 2023
Aluno: MIGUEL NUNO DE OLIVEIRA FERRAZ
Data de início: 03/03/2023
Orientador: Dr. EVERALDO ARASHIRO
Co-orientadores: Dra. ALINE GUERRA DYTZ e Dr. JOÃO FRANCISCO PROLO FILHO
Aluna: THAMARA AQUINO DOS SANTOS
Data de início: 17/03/2023
Orientador: Dr. JORGE LUIZ PIMENTEL JUNIOR
Co-orientador: Dr. MANUEL ANTONIO VILLARREAL UZCATEGUI
TURMA 2024
Aluna: BEATRIZ MENDES SILVA
Data de início: /03/2024
Orientador: Dr. EVERALDO ARASHIRO
Co-orientadora: Dra. ALINE GUERRA DYTZ
Aluna: JÔSE CORREA DIAS
Data de início: /03/2024
Orientador: Dr. JORGE LUIZ PIMENTEL JUNIOR
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03/10/201713h32Notícia
Documentos
Regimento e normas internas
Formulários
Atas
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03/10/201713h31Notícia
Editais
Ingresso Regular
O ingresso de alunos regulares ocorrem anualmente, sendo que a seleção é feita no ano anterior ao ingresso. A seleção é feita através de um Processo Seletivo Nacional com 2 editais: Edital Nacional (inscrição e pagamento) e Edital Complementar (envio de documentos).
Alunos Especiais
Editais de alunos especiais são divulgados semestralmente e obedecendo critérios específicos, sendo um deles que o aluno especial poderá cursar apenas 2 semestres nessa modalidade e deverá ingressar na modalidade regular para concluir o mestrado.
Estágio Pós-doutoral
Não há editais de ingresso para estágio pós-doutoral no programa.
Docentes
Edital de credenciamento docente realizado em 2023.
Edital para ingresso de Professor visitante realizado em 2021.
Edital de recredenciamento docente realizado em 2024.
Bolsas de Estudo
As bolsas de estudo para os estudantes seguem os critérios estabelecidos pela CAPES e estão descritas no Regimento Interno do Programa.
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03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
Laboratórios
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Biblioteca
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03/10/201713h28Notícia
Docentes
Permanentes
Profa. Dra. Agueda Maria Turatti
E-mail: amturatti@furg.brE-mail: alinedytz@furg.br
Prof. Dr. Claudio Masumi Maekawa
E-mail: dfscmm@furg.br
Prof. Dr. Cristian Giovanny Bernal
E-mail: bernalcg@gmail.com
Prof. Dr. Cristiano Brenner Mariotti
E-mail: cristianomariotto@furg.br
E-mail: earashiro@furg.br
Prof. Dr. Jorge Luiz Pimentel Júnior
E-mail: jorge@furg.br
E-mail: luisdias@furg.br
Profa. Dra. Virgínia Mello Alves
E-mail: v.melloalves@gmail.com
Visitante
Prof. Dr. Manuel Antonio Villarreal Uzcategui
E-mail: mavu8473@gmail.com
Prof. Dr. Juan Carlos Terán Briceño
E-mail: juanfisico23@gmail.com
Colaborador
Prof. Dr. Luiz Fernando Mackedanz
E-mail: luismackedanz@furg.br
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03/10/201713h27Notícia
Ciclo Letivo
Calendário
O calendário acadêmico de 2023 será o estipulado pela FURG, com início em 20 de março e término em 22 de dezembro.
Horário das disciplinas
As disciplinas são concentradas sempre nas sextas-feiras, pela manhã das 08:30 às 12 h e à tarde das 13:30 às 17 h, e sábados pela manhã (quando necessário).
Clique aqui para acessar o Cronograma 2023/2
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03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Disciplinas
I. Obrigatórias
Termodinâmica e Mecânica Estatística (4 créditos, 60h)
Ementa: Fundamentos de termodinâmica. As leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Entropia. Espaço de fases. Ensembles micro-canônico,canônico e grand-canônico. Equilíbrio termodinâmico. Gases ideais. A terceira lei da termodinâmica e a mecânica quântica. Calor específico. O sólido de Einstein.
Eletromagnetismo (4 créditos, 60h)
Ementa: Leis do eletromagnetismo. Campo elétrico e campo magnético. Força de Lorenz. Equações de Maxwell. A luz como solução das equações de Maxwell. Eletromagnetismo e relatividade restrita.
Mecânica Quântica (4 créditos, 60h)
Ementa: Fundamentos conceituais e formais da Mecânica Quântica. Princípio da superposição. Estados e observáveis. Medição. Sistemas com variáveis bivalentes. Emaranhamento, descoerência e informação quântica. Aplicações.
Física Contemporânea (Física de Partículas, Espaço -Tempo, Física da Matéria Condensada, Física de Sistemas Complexos, Biofísica, dependendo do Polo). (4 créditos, 60h)
Ementa: Modelos atômicos de Dalton ao modelo atual; spin e ligações atômico-moleculares,princípio de complementaridade; princípio de incerteza; princípio de exclusão; vibração e rotação molecular; estatística de Fermi-Dirac e Bose-Einstein: superfluidez, supercondutividade, condensado de Bose-Einstein, laser. Noções de física nuclear: decaimento radioativo, modelosnuclearese aplicações.
Marcos no desenvolvimento da Física (2 créditos, 30h)
Ementa: Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.
Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (4 créditos, 60h)
Ementa: Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo-behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
Acompanhamento da implementação do produto educacional (2 créditos, 30h)
Ementa: Esta disciplina corresponde à disciplina Estágio Supervisionado obrigatória nas diretrizes da CAPES para o Mestrado Profissional em Ensino.Trata-se, na prática, do acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF. Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação. A rigor, não é uma disciplina mas que para a grade curricular é equivalente a uma disciplina obrigatória de quatro créditos.
II. Optativas (uma de cada módulo)II. a) Experimental/Computacional
Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental. (4 créditos, 60h)
Ementa: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação: Perspectivas e diretrizes.
Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental. (4 créditos, 60h)
Ementa: Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.
II. b) Ensino
Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio (4 créditos, 60h)
Ementa: Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS–Teaching Learning Sequence). A elaboração de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa(UEPS).
Física no Ensino Fundamental em uma perspectiva multidisciplinar (4 créditos, 60h)
Ementa: Luz como o que pode ser visto. Som como que pode ser ouvido. Fenômenos elétricos e magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Átomo como componente dos objetos. Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. Transformações de energia. O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de astronomia e cosmologia. Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores.
Para maiores informações sobre a bibliografia sugerida clique aqui.
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03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Área de concentração
Ensino de Física.
Linhas de Pesquisa
Física no Ensino Fundamental;
Física no Ensino Médio;
Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física.
Para mais detalhes clique aqui.
Grupos de Pesquisa
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Projetos
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03/10/201710h25Notícia
Apresentação
Programa
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF – é um curso em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), e congrega Polos em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
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Objetivo
Capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aulaPúblico Alvo
Poderão participar do processo seletivo os candidatos que estejam em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou superior, ou em Ciências no nível fundamental, e sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação.Comissão de seleção (Portaria 2563/2022) e colegiado do curso
Profa. Dra. Agueda Maria Turatti
Prof. Dr. Everaldo Arashiro
Prof. Dr. Jorge Luiz Pimentel Júnior
Profa. Dra. Aline Guerra Dytz
Prof. Dr. Claudio Masumi Maekawa
Coordenação do curso
Coordenadores atuais - gestão 08/2021 a 08/2023
Profa. Dra. Agueda Maria Turatti (coordenadora)
Prof. Dr. Everaldo Arashiro (coordenador adjunto)
Coordenadores anteriores
Prof. Dr. Everaldo Arashiro
Prof. Dr. Valmir Heckler
Prof. Dr. Renato Glauco de Souza Rodrigues
Prof. Dr. Magno Pinto Colares
Prof. Dr. Marcos Cardoso Rodriguez
Prof. Dr. Luiz Fernando Mackedanz